quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Au Revoir Lobos !

E aqui nós os Lobos Maus com'as cobras dizemos Até breve e até dia 9 ! (qq coisa como "à biantou" ou qq coisa do género em françiú)

É isso mesmo, a rapaziada já abalou d'avião para o teatro da Taça do Mundo. Para os mais esquecidos ou despistados (mesmo com o que já dissemos aqui) , os bravos heróis foram para França, terra de imigração aqui do povão. Parece que houve lagrimas e não sei quê.

Curioso dizemos nós, é que a rapaziada imigrada e que veio passar cá as férias agora em Agosto, também tá tudo a preparar-se pra ir também embora, em direcção a mais um ano de labuta. Deve ser por isso que os nossos jogos tá quase tudo esgotado... a maralha já la ta toda ! Nós aqui pra malta emigrada temos só uma observação: vejam aqui a nossa playlist de muzzicól e por favor PAREM de ouvir as pimbalhadas tipo aquele gajo do capachinho, o não sei quê carreira. Tá bom ? vá lá, tudo a apoiar a nossa selecção !!!
Força LOBOS !!!! E lá estaremos aqui ambos os 8 em Saint Etienne dia 9 !!!
um forte abraço

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Saint-Étienne ?


A 1 semana da partida dos Lobos Maus com'às Cobras, apoderou-se de mim de repente uma grande dúvida: então afinal, de onde vem esse belo nome de Saint-Étienne ?

Ora, parece que, no tempo dos Romanos, a localidade tinha o nome de Furanum, derivado de Furan, o rio que a atravessa. Este nome evoluiu para Furania (que, está-se mesmo a ver, é o feminino de furão) e assim se manteve até à Idade Média.
Dizem os primeiros escritos de Saint-Étienne (de 1258) que a localidade tinha nessa altura o nome Sancti Stephani de Furano (Saint-Étienne de Furan que, traduzido para a língua de Camões, dá qualquer coisa como Santo Estêvão de Furão).
Mais tarde, e sendo a cidade conhecida pelo fabrico de armas, o seu nome foi alterado para Armeville (cidade dos gatilhos) durante o período da Revolução Francesa.
Para além disso, parece que também teve o nome de Saint-Étienne-sur-Loire entre 1969 e 1970 quando se deu a junção de Saint-Étienne e de Saint-Victor-sur-Loire (ou melhor, São Vítor por cima do rio Loire).

O nosso bem haja para todos os Stéphanois (sim, é mesmo Estêvãos que se chamam os habitantes de Saint-Étienne) e até breve.

Cangurus no AllGarve dão conselhos aos Lobos

Pois como sabem e já foi relatado aqui no caderno, a rapaziada lá de baixo dos anti-podas Australianos e cujo nome de guerra é Wallabies, Cangurus na língua de Camões (tembém ele jogador de rugby, médio de formação), tem estado ali para baixo em VilaMoira em estágio antes de irem para França. Sucede que ontem deram uma conferência de imprensa onde disseram coisas bem engraçadas. O sub-capitão Phil Waugh, por exemplo : "A presença de Portugal será uma das coisas mais interessantes do Mundial, vai ser uma experiência extraordinária para os seus jogadores."
Isso já sabiamos nós ó Phil, senão não iamos lá ver uma joga pá !

Então e mais cenas ?
"Portugal pode fazer o que todos fazem na sua primeira participação no Campeonato do Mundo: desenvolver uma base para o futuro", disse John Muggleton, um dos treinadores-adjuntos.
Boa !!! Essa nunca me tinha lembrado xôr John.

"Os jovens portugueses que habitualmente jogam futebol podem descobrir que existe outra modalidade para praticar e, quem sabe, um dia também chegar ao mais alto nível".
Sim sanhôra, Palmas pro John !!!!!! Tamos contigo e concordamos 100% rapaz!!!

E disseram mais coisas mas nada nada sobre os métodos de treino que aqui mostramos umas fotos.

Eu não digo nada, nem nenhum dos Lobos Maus aqui diz, isto porque ele diz-se que uma imagem vale mais que mil palavras...
Então é assim que os gajos já ganharam 2 Taças do Mundo e são mais uma vez favoritos....

Por nós tudo bem. Eles é que sabem.

Um forte abraço.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Japão = Flores Valentes (?!?!?!)

Pois diz que sim, que a malta da selecção dos olhos exquizitos ganharam aos nossos Lobos por dois pontitos, dois e apenas dois, no passado sábado. Dá-me ideia que isto sendo já quase 3ª feira, a maioria do pessoal já sabe esta informação. Podem não saber é que os gajos estão em 18º do ranking e nós em 21º, que os gajos perderam só por 20 com a italia no findesemana anterior, que o moço ali da foto (que diz que não é mau e quê) se lesionou e já não a France, e que (e esta parece-me que é a que tem mais graça) têm esse bonito nome de Flores Valentes.
Aqui o vosso reporter de ocasião foi investigar onde aquela rapaziada terá ido a esta ideia e descobri que aquilo foi um casal em conjunto que deu o nome... ora bem.... então o diálogo entre os dois que estavam a decidir o nome foi assim: o homem disse "Olha amor, então e se fosse uma coisa tipo Brutos Valentes?" ao que a esposa responde "Que horror, nem penses". "Então???" diz o homem. "Ah é muito abrutalhado. E se fosse as Flores Valentes?" disse ela. "Eh pa ó Maria, isso das flores é um bocado rabicho pra uma equipa de reibe" respondeu ele. "Então e se fossemos já neste momento ali pro quarto ter uma brutal noite de sexo tresloucado, já podia ser?"
Não é preciso dizer o que ele respondeu pois não....

um forte abraço

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Rugby "Lição 3" - "A Pontuação"

Então vamos lá tentar perceber como é que funciona a PONTUAÇÃO deste magnífico jogo que é o Râguebi (com ilustrações pois sei que há muito boa gente que não gosta de ler, prefere ver os bonecos):

Começamos pelo Try (ou Ensaio em português) , que para além de ser a forma de pontuação que mais pontos marca, é também a forma mais gratificante. Um try marca cinco pontos, e é anotado quando o jogador encosta a bola na area de in-goal do adversário, que fica entre a linha de try e a linha de bola morta (ver lição2, lol). O jogador tem que:
  1. Tocar a bola no chão- tocar a bola no chão, segurando-a com as mãos ou braços. Nenhum tipo de pressão é necessária.
  2. Aplicar pressão na bola - caso a bola esteja no chão na area de in-goal, o jogador tem que aplicar uma pressão contra o chão na bola (tipo atirar-se pra cima dela...), usando as mãos, braços ou a parte frontal do corpo da cintura ao pescoço.

Após uma equipa marcar um try (incluindo um try-penal), é sinalizado um Pontapé de Conversão. Um pontapé convertido, ou seja, em que a bola passe entre as traves e acima do travessão no "H", marca dois pontos. O Pontapé é feito no ponto na linha de goal em que a bola foi apoiada no in-goal.

O Pontapé de Penalidade é sinalizado após o adversário cometer alguma infração. O árbitro sinaliza a penalidade no local em que ela ocorreu. A equipa beneficiada tem a opção de chutar a bola ao goal (normalmente através de um chute no chão, mas as Leis permitem que seja executado um drop kick ou chute normal)
Caso a Penalidade seja perto do "H" adversário, um "Pontapé aos postes" é recomendado!!! O Pontapé é bem sucedido caso a bola passe entre as traves e acima do travessão do "H" adversário, e anota três pontos.

Um Drop-goal é marcado quando um jogador chuta a bola a partir das suas mãos entre os postes advesários.A bola tem que tocar o chão e ser chutada em seguida. Não é um chute fácil de ser executado e exige muito treino para ser bem sucedido. Caso a bola passe entre as traves e sobre o travessão são anotados três pontos.

Peço aos mais entendidos na matéria que comentem ou corrijam os disparates aqui descritos.

Zinzan Brooke

E os Cangurus deram um saltinho à toca dos Lobos...

Pois é, parece que os Wallabies resolveram aproveitar este cantinho à beira-mar plantado (lá para os Allgarves), para se começarem a ambientar ao Velho Continente, antes de arrancarem para Paris no dia 29.
É pena não ter sido agendado um test match cá cos Lobos, mas compreende-se, eles precisam destes jogos para se moralizar, e encontrar a nossa selecção pela frente era um risco. Sabe-se lá se eles não iam mazé desmoralizar!
Pelo sim pelo não, eles já vão ponderando proibir álcóóis e borgas não vá haver chatices cá ca nossa Guarda. Isso é que era Bonito!

Mochilas às costas ? nãaaaaaa



Faltando 2 semanas para o inicio da nossa missão a terras de jãn piérres, ele ha que começar a tratar da bela da logística. Ora se a carrinha é de nove, se somos 8, se um lugar é pras geleiras com Sumol e jolas de marcas do mesmo grupo e se na mala da biatura terão que residir outras jolas, grelhador, córatos, entremeadas e chórissas, caros Lobos Maus (sim, sou eu a falar pra dentro da alcateia) ta tudo a orientar-se com o tamanho da mochila a levar ó faxavor. Bom.
Higiéne sim, é bastante importante, mas calma ò nivel dos m3 de cenas que nada interessam. A não ser que passem por coisas como entrecosto, pimentos assados, tinto da talha etc. Assim mudam-se pro pe das outras e não ha problema.
Vamos la a ver no dia 8 como é. Sempre quero ver.


um forte abraço

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Qual selo ? O selo!

"Tãn, tãn, tãn, tãntãntãn, tãn tãn tãn tãn tãaaaan. Herós do maaaar, nobre pooovo nãção valeentiiiimortaaaal"

Sinceramente, "derivado" (linda palavra) a faltarem apenas e só 15 dias para o ínicio da Taça do Mundo e "derivado" (lá está outra vez) a isso faltarem apenas 16 para o principio da nossa missão, quando vejo coisas dogénero ali da foto a puxarem ao apoio à nação, começo imediatamente a imaginar-me de cachecol bem alto a cantar o hino, a olhar pra nossa rapaziada la em baixo, em plenas terras dos emigrantes nacionais. Grandes Lobos! Estamos lá, nós vamos lá ver e eça é que é eça!

Ainda bem que há alguém neste país que sabe o que é esta modalidade e quão brutal é o feito da nossa selecção de Rugby. Ou Râguebi, como se escreve aqui no burgo. Escrevendo duma maneira ou doutra, o importante é escrever e a darem a importancia a quem merece, e não aos penteados do cristiano rónaldo em 1ª pagina dos jornais desportivos.

Qual selo ?
O selo !
Bem jogado CTTs!

um forte abraço

terça-feira, 21 de agosto de 2007

"Acreditem em nós". diz o capitão


E nós aqi nos Lobos Maus acreditamos! Já acreditavamos e ha medida que a hora da partida se aproxima, ainda mais! O capitão chama-se Vasco Uva, é o gajo que está aqui do lado direito na fotografia e diz que as coisas estão a correr bastante bem. Interviú completa feita plos moços do jornal O Jogo: http://www.ojogo.pt/23-181/artigo654013.asp

E vocês como é ?
Ta tudo sintonizado ?
FORÇA LOBOS !!!!

um forte abraço

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Dá aí balanço ó faxavor!!!

Rapaziada, tal como prometido na ultima mensagem em que vos demos um resumo do jogo com o Canadá, temos agora as declarações do homem do leme, que conseguimos de forma não exclusiva: "Foi um grande jogo, entramos bem, mas faltou-nos ritmo, rodagem a este nível". E ainda temos mais: "A qualidade do jogo foi boa, mas voltámos a estar mal nos alinhamentos. No entanto, esse é um campo onde os canadianos são muito bons e muitos dos erros que cometemos foram forçados pelo adversário”.

Então e como correu o estágio, em jeito de, vá, balanço: “Foi um bom estágio, com dois jogos bem conseguidos. Estamos plenamente satisfeitos com o trabalho realizado”.

E mais e mais: "Aqui neste país há da melhor música que existe, que aliás sabemos que faz parte da vossa playlist pra missão". E aqui nesta altura o home entusiasmou-se: "Vejam la o que aqui tentámos ver mas infelizmente não deu http://www.youtube.com/watch?v=jJzDxUa5A4M". E nós dissemos que já sabiamos e que concordamos com ele em absoluto!

Voltando ao jogo com o Canadá, ficam aqui os nossos leitores a saber apenas dois factos recentes e a saber porque aqui os Lobos Maus acham que a nossa selecção está no vom caminho e não é só conversa:
- O Canadá marcou mto recentemente 20 (XX) (vinte) pontos aos All Blacks.
- O Canadá ganhou 60-0 (zero) ao Uruguai, os gajos que nós eliminámos e perdemos la no Uruguai por 18-12
um forte abraço e digam coisas acerca do que entenderem.
Rokocoko (sim, ainda em estágio e continuando no dolce fare niente)

sábado, 18 de agosto de 2007

42-12 com o Canadá

A joga acabou mesmo ha pouco tempo e aqui os vossos Lobos Maus em cima do acontecimento a dar-vos as ultimas notícias. Quem são os amigos quem são ? Ah poize....

Então ficam a saber que Portugal defrontou hoje o Canadá, em Ottawa (ou Otava se quiserem) naquele que foi o primeiro verdadeiro “test-match” antes do Mundial. O nosso seleccionador disse que antes do jogo que “Podemos dizer que eles estão ao nível da Escócia e da Itália. Acabámos de observar um jogo deles e verificámos que é mesmo uma equipa de outra dimensão”. Então diz que ao intervalo os gajos já venciam por 20-07 e acabou 42-12 com três ensaios deles na 2ª parte e um nosso já em tempo de compensação. Diogo Mateus e Cardoso Pinto concretizaram os ensaios, com Pedro Leal a converter apenas o primeiro.

Estamos no terreno a tentar obter declarações do Tomaz Morais que oportunamente vos faremos chegar. Talvez amanhã quando eu chegar da praia ou assim. Logo vejo.

Quanto a mim, o que tenho a dizer é que para jogo de treino, com o nível que eles têm e a jogarem em casa, não me pareceu mal (mto pior foram os 62-5 que Gales levou ha uns dias de Inglaterra por exemplo). Força nisso rapazes! É lutar por todas as bolas e a malta fica contente! Tenho ainda a dizer que o cartaz que eles fizeram é bem catita, não acham ?

um forte abraço e digam coisas

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

30 nomes. 30 Lobos. 30 heróis.


Finalmente saíu a lista. Foram divulgados os 30 (ou XXX) nomes dos "nossos" Lobos que vão estar em Frrance na Taça do Mundo. Temos a noticia em várias línguas, curiosamente também em Português de Portugal e que passamos a divulgar em 1ª (ou Iª) mão:
"É escolher fregueses, é a escolher" ouvi hoje de manhã assim ó longe no mercado, e vocês escolham também a fonte que quiserem e vejam lá quem vão ser os nossos heróis em terras gaulesas. Eu por mim o que tenho a dizer é (e temos a certeza que vocês estão a ler isto rapazes) Boa sorte para os que vão e um abraço para os que ficam que de certeza que faziam boa figura também (bem, até me fez impressão escrever assim uma frase tão séria. mas é a verdade e quem a diz... exacto).

Queremos hoje saber o que vocês acham das escolhas do seleccionador e também saber a vossa opinião sobre a lingua francesa em si (nela, não em vocês). Um bocado amaricada ou q ? sim? não ? não ? como não ?

um forte abraço do Rokocoko (ainda em estágio a fazer tipo nada. o dia todo.)

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Muzzicól - parte 4 (ou IV)

E cá está ela, a sempre mui aguardada rubrica dedicada à playlist que está a ser fabricada propositadamente para a missão. Mais uma vez apelo às centenas de leitores que constantemente me têm enviado emailes a pedir mais posts de muzzicól para por favor não o fazerem por mais que uma vez. Pelo menos deixem passar alguns dias. Está prometida desde já a parte 5 (ou V) para ainda em agosto. Fiquem então com mais esta pérola duns amigos nossos do Canadá. Um forte abraço.

domingo, 12 de agosto de 2007

"Fiquei com uma belísima impressão"

Aqui estão mais declarações do nosso homem do leme himself no final de mais um jogo de preparação. Como sabem eles estão no Canadá, jogaram com os Canadian Barbarians e perderam por 34-18 (com 34-3 ao intervalo). Para quem está a perguntar ou a pensar que raio são esses Barbarians, diz que os gajos são um misto da selecção canadiana de XV (ou se quiserem de 15) e de 7 (ou se quiserem de VII).

No final do encontro marcado por duas partes distintas, o seleccionador nacional, Tomaz Morais, mostrou-se agradado com o rendimento dos seus atletas, declarando não em exclusivo aos Lobos Maus: "Fiquei com uma belísima impressão" (lá está no titulo aqui do artigo). "Se tivessemos apostado neste jogo teriamos vencido".

Podemos dizer mais, por exemplo que estes moços são bem melhores que os bifes com que jogámos ali no algarvem, e que no próximo dia 18 há mais uma joga, desta vez contra a própria selecção do Canadá, que tal como nós vai estar em França no mês que vem.

Quase no final da preparação e da divulgação dos 30 eleitos para o mundial, aqui os Lobos Maus querem saber o que vocês estão a achar da preparação até agora e se gostam mais da numeração romana ou nem por isso.

Ainda em estágio por la playa e afins, um forte abraço do Rokocoko

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Saint-Etienne, cidade destino da missão...

Segundo os planos aqui da alcateia, chegaremos a Saint-Etienne, Cidade de Arte e História, no final do dia 8, mesmo a horas de uma incursão pela nuit da cidade. Aprés uma curta, mas boa (assim esperemos) noite de sono e um belo petit-déjeneur, peut-être avec croissants ou então, quem sabe, com umas belas sandes de coratos, partiremos à descoberta da cidade.

Poderemos percorrer as ruas sem trânsito do bairro Saint-Jacques, apreciar as fachadas do século XIX do bairro des Ursules, visitar as igrejas Sainte-Marie e de Notre-Dame, passear pela Place du Peuple, coração da parte velha da cidade, com as suas casas do século XVI, e pelas Place Boivin e J.Jaurès, e disfrutar de umas pausas em agradáveis esplanadas.

Um pouco antes das 18h, é altura de rumar ao Estádio Geoffroy Guichard e preparar as nossas gargantas para cantarmos o nosso hino e apoiarmos os nossos Lobos!!

Após o fim do jogo, contamos celebrar a victoire com um belo repasto e de seguida tomar o caminho do hotel pois no dia seguinte há que madrugar, já que nos esperam mais outros 1700 kms...




quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O Lobo Mau que não faz nenhum

Aqui os "vossos" Lobos Maus como sabem estão sempre em cima do acontecimento e agora para vos confirmar que de facto a nossa rapaziada já foi para o Canadá . Diz que lá vão estar 11 dias, diz que vão fazer duas jogas, diz que o treinador está bastante satisfeito, diz que sim. E diz também que aqui o vosso narrador de serviço esteve hoje na bela da praia, diz que a é verdade é que não está na labuta diária ao nível da profissão exercida, diz que a água não estava nada má, diz que o tinto um bocadinho fresco quando está calor sabe bem mas bem e diz o chamado "dolce fare niente" é do melhor cácá.
Bem hajam e estejam descansados que eu não me esqueço de vocês e venho vindo aqui dar-vos as ultimas novidades ao nível do contexto aqui da cena. Sugestões aceitam-se para esta vida de ócio. Um forte abraço do Rokocoko, também em estágio de preparação da missão.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Falta um mês...

... para o início da nossa missão.
Continuem atentos :)

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Lobos ganham aos bifes!

"Gonçalo Malheiro resolve" começa assim o artigo do jornal Récór (nosso concorrente ao nível das nóticias sobre os Lobos) sobre a vitória da nossa selecção.

E assim foi caros leitores. Aqui os "vossos" Lobos Maus sempre em cima do acontecimento contam-nos a estória de mais um "Test Match" na preparação dos nossos rapazes rumo ao RWC. Os bifes deste fim de semana não foram da alcatra, nem do acém, nem da vazia, mas sim de Coventry e a coisa deu-se no mesmo sitio da semana passada, isto é, em vilamoira onde como sabem a malta passou a semana em estágio. 22-20 foi o resultado final e parece que para a bifalhada pensar que nos podiam ganhar, a penalidade decisiva foi só no ultimo minuto. Ficámos nós contentes que ganhámos, ficaram contentes os gajos que se foram embriagar como eles só sabem, para a marina da tal vilamoira.

Amanhã 3ª feira o pessoal muda-se para o Canadá (país de bela música por sinal) onde vão haver mais duas jogas. Cá estaremos para contar o que se vai passando por lá.

Faltam 31 dias para o inicio do RWC.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Portugal inspirado pelo 'Factor Morais', diz o IRB

Para quem já está a pensar "Ah mas quem é esse IRB pra estar aí a falar e quê?" aqui nós os vossos novos amigos respondem "Mas tás a pensar isso pra quê explica lá?"

Mas vá, para essa malta dizemos mais uma coisa, o IRB é o International Rugby Board e é a rapaziada que manda no Rugby mundial, organiza a Taça do Mundo, etc etc etc.

Voltando do título aqui da conversa, essa malta tem um site que até é catita (evidentemente não chegando aqui a classe deste nosso) que podem aceder ali na secção dos links (é onde diz Rugby World Cup) e que tem lá gajos a escrever que até percebem da coisa.

A notícia é que publicaram uma análise muito engraçada à nossa selecção, em particular ao homem do leme, o treinador Tomaz Morais. Podem clicar aqui mesmo para lerem.

Tá escrito em estrangeiro mas podemos no entanto adiantar que aqui os Lobos Maus já pediram a tradução e eles já responderam que sim sr, que vão por lá uma versão na língua de Camões, poeta zarolho e que também ele curiosamente foi praticante da modalidade (esta não sabiam vocês!).

Um forte abraço.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Rugby World Cup 2007 - Publicidade da boa mas boa

É isso mesmo, mais um video. Não tão bom como o nosso trailer é verdade, mas é uma coisa feita por profissionais do ramo da publicidade e achamos que está... vá... Espectacular!!! Não temos (ainda) o patrocinio destes senhores mas devido à elevada qualidade desta obra, aqui o colocamos e partilhamos convosco.
Um forte abraço dos Lobos Maus Comás Cobras e uma mensagem para os Srs. desta marca: Ainda vão muito a tempo de nos patrocinar rapaziada !!!

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Let's look at the trailer!!!

Aí está!! Em grande estreia neste blog, o primeiro trailer dum filme que vai ser o grande sucesso deste Verão. O filme já está, inclusivamente, a agitar a malta em Hollywood. Já se fala em Óscares e o Tomás Cruzeiro e o Nicolau Gaiola já andam a meter cunhas com a produção pra fazerem uma "perninha" no filme.
Let's look at the trailer!!!