quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Saint-Étienne ?


A 1 semana da partida dos Lobos Maus com'às Cobras, apoderou-se de mim de repente uma grande dúvida: então afinal, de onde vem esse belo nome de Saint-Étienne ?

Ora, parece que, no tempo dos Romanos, a localidade tinha o nome de Furanum, derivado de Furan, o rio que a atravessa. Este nome evoluiu para Furania (que, está-se mesmo a ver, é o feminino de furão) e assim se manteve até à Idade Média.
Dizem os primeiros escritos de Saint-Étienne (de 1258) que a localidade tinha nessa altura o nome Sancti Stephani de Furano (Saint-Étienne de Furan que, traduzido para a língua de Camões, dá qualquer coisa como Santo Estêvão de Furão).
Mais tarde, e sendo a cidade conhecida pelo fabrico de armas, o seu nome foi alterado para Armeville (cidade dos gatilhos) durante o período da Revolução Francesa.
Para além disso, parece que também teve o nome de Saint-Étienne-sur-Loire entre 1969 e 1970 quando se deu a junção de Saint-Étienne e de Saint-Victor-sur-Loire (ou melhor, São Vítor por cima do rio Loire).

O nosso bem haja para todos os Stéphanois (sim, é mesmo Estêvãos que se chamam os habitantes de Saint-Étienne) e até breve.

Sem comentários: