sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O dia do jogo !!! (parte I)

Cá está então nosso e mui aguardado relato do histórico dia da estreia de Portugal numa Taça do Mundo de Reibi. O jogo foi contra a Escócia. O dia que nós vínhamos planeando há meses tinha finalmente chegado. Estavamos em Saint Etienne França, no nono dia, do nono mês, do sétimo ano após dois mil passados da graça do sENHOR, 09/09/2007 pós amigos, e foi assim que tudo aconteceu:
O dia acordou fresco e nublado na base de operações da missão, o hotel Etap, localizado ali como quem vai. A alcateia despertou cedo por forma a inicar o estágio até à hora do jogo. 18h lá, 17h cá.
Cerca então das 9h30 a Teresinha da Conceição rumou à praça central da cidade onde foi dado o pontapé de saída na preparação dos Lobos Maus, o chamado pequeno almoço, ou como os gajos la dizem "pêtí dêjenê".

E o que é que encontrámos no local escolhido? emigrantes portugueses. Rapaziada já mais sénior e vieram de lá coisas como "então de onde vêm", "nós tamos cá já faz 40 aneé", "boa sorte e forcê Portugal" ao que Ka Mate atirou com "Então e já estão reformados não?". "Não, ainda só temos 50 anos". "Ah mas ainda não estão reformados???" E isto repetiu-se ao longo do dia durante as nossas passeatas. Ka Mate fez bastantes amigos e nós os outros ambos os sete também não.

"Ah no turismo ele há N cenas pra comprar da Taça do Mundo" dizia num panfleto e nós lá fomos. Viu-se ali o centro da urbe no caminho parlá e todos achámos que era muito giro e bem arranjado sim sr. Afinal no turismo não havia nada de jeito e só se compraram uns bonés. Chato foi também a má vontade dos françiús que sabendo que nós íamos lá estar, se recusaram a abrir as lojas. Resultado: estava tudo fechado com excepção dos tascos. "Ah é domingo e tal e as pessoas precisam de descansar e quê". Desculpas, dizemos nós.

De volta à praça central, chamada não sei quê, um grupo de (lá estão eles outra vez) emigrantes portugueses da comunidade local cantava num palco todo ele com motivos alusivos ao campeonato, a tão famosa musica portuguesa "os olhos da marianita", acompanhado com uns pifarinhos e outras coisas que não conseguimos descortinar. Pensamos nós que a ideia era mostrar musicól do país porque se seguiram uma sras. escocesas a tocarem gaitas de beiços ou foles ou lá o que é. Todas traziam saias iguais às da avó do AssNail mas curiosamente muitas tinham barba e/ou bigode, o que fazia lembrar umas amigas da avó do Rokocoko… vidas.

Nessa altura a alcateia já se encontrava munida com as ofertas dos nossos patrocinadores Sumol e Sagres, que nos acompanharam ao longo do dia (daí a palavra munições que passámos a usar para descrever o material). A praça nesta altura já estava bem composta, viam-se muitos Tugas, malta que veio do burgo como nós, algumas senhoras dondocas a acompanhar os maridos dondocos, muita malta de saias (muita mesmo), imprensa escrita e falada, tudo muito animado.
Hora para as pinturas de guerra. Conhecemos jornalistas do jornal A Bola que quiseram fazer uma reportage connosco. Tiraram-se umas fotos, registaram-se depoimentos, estivemos numa amena cavaqueira com eles acompanhada de munições e boa disposição.
O estágio estava a correr 5 estrelas e aproximava-se com o passar das horas (uma expressão espectacular não? ), a hora do jogo.
Em calhando o relato começa a alongar-se por isso vamos parar por aqui e já continuamos.
Usando a linguagem dragon ball: Não percam o próximo episódio, porque nós também não!

um forte abraço

5 comentários:

Anónimo disse...

No lado esquerdo, em baixo. Toca a votar em Portugal.

http://www.planetrugby.com

Anónimo disse...

Deixa-me dizer, Rokocoko, que sou fã dos teus posts.

Acho-os o máximo, tens jeito prá escrita, sim sr!

Parabéns!

Haka dancer disse...

E a Vanessa Fernandes??? Hum?? ;)

Pedro Almeida disse...

Les emigrants sont du carassas.

Estava um bom relato até aparecer o Sonkogu :P

Anónimo disse...

Atão, cadê o próximo episódio?? Assim perde-se o fio à meada... Depois até se esquecem como foi...